VOCÊ ESTÁ COM DIFICULDADE NA PENETRAÇÃO VAGINAL?

30/06/2020

VOCÊ ESTÁ COM DIFICULDADE NA PENETRAÇÃO VAGINAL?
Acredita-se que em média de 5 a 8% das mulheres apresentam dificuldade ou impossibilidade de ter uma penetração vaginal completa e satisfatória. Sendo que algumas vezes a mulher jovem não consegue ter sua primeira relação sexual, ou permanece na dúvida de se é ou não virgem.
O termo técnico utilizado pelos profissionais da saúde para os casos de dificuldade ou impossibilidade de ter esta penetração chama-se Vaginismo. Este é uma disfunção sexual caracteriza por espasmos involuntários persistentes ou recorrentes dos músculos vaginais. Esta tensão nos músculos íntimos impedem ou dificultam a penetração ou introdução do pênis, dedos, tampão ou espéculo ginecológico, assim como outros objetos dentro do canal vaginal.
Algumas mulheres relatam dor durante ou após a penetração, e com o tempo há diminuição do desejo, da lubrificação, do prazer e afastamento íntimo do casal. A mulher com vaginismo não consegue relaxar seus músculos íntimos quando solicitada, isso ocorre porque com o tempo os músculos se encurtam mesmo. E para melhorar este encurtamento e tensão local é necessário a melhora dos músculos e estruturas locais.
O vaginismo é considerado um transtorno sexual de grande impacto negativo para a sexualidade da mulher e do casal, indiferente da orientação sexual.
Calma, o Vaginismo tem tratamento!

Tratamento para o Vaginismo
É necessário uma consulta com o médico Ginecologista para realizar o diagnóstico, e o tratamento envolve equipe multidisciplinar, juntamente com o Psicólogo e Fisioterapeuta Pélvico.
Algumas técnicas de tratamento da Fisioterapia são os exercícios pélvicos e de Kegel, massagem perineal, eletroestimulação, Biofeedback, Termoterapia, Dilatadores vaginais, Vibração, calor com a bolsa térmica e outras técnicas que visam o relaxamento muscular, a alívio da dor e a melhora da sensibilidade e circulação do períneo.
A linha terapêutica DELL da HotFlowers oferece alguns produtos que contribuem no tratamento do Vaginismo em Consultórios e em domicílio, são eles: Massageador terapêutico Peridell e a capa Facidell, Massageadores pélvicos D-Dell, Bolsa térmica Termodell e Dilatadores Dell.
O acompanhamento do Fisioterapeuta é muito importante porque ele avaliará os músculos íntimos e determinará o tratamento de acordo com a situação local, que difere entre cada mulher. E com a orientação deste profissional o uso dos produtos da linha Dell serão mais assertivos, e contribuirão para a melhora mais efetiva e rápida da mulher e do casal.
O Vaginismo tem cura, busque ajuda com profissionais capacitados!