O QUE É POMPOARISMO E GINÁSTICA ÍNTIMA?

19/10/2020

O QUE É POMPOARISMO E GINÁSTICA ÍNTIMA?

A palavra “pompoar” refere ao controle mental sobre os músculos vaginais com o objetivo de prolongar e intensificar o prazer durante as práticas sexuais e beneficiar a saúde sexual da mulher. 

O Pompoarismo é a realização e exercícios vaginais com a finalidade de fortalecer os músculos locais para a mulher apertar e segurar o pênis durante a relação sexual, para ela oferecer prazer para sua parceria.

As primeiras práticas surgiram há mais de 3 mil anos na Índia, através do Tantra, uma filosofia que “entende” o sexo como forma divina para atingir a plenitude através dos exercícios. Posteriormente, as tailandesas iniciaram-se nas técnicas de modo que as mães ensinavam suas filhas desde pequenas. As gueixas japonesas aperfeiçoaram esse conhecimento, elas praticavam o Pompoar com colares e alguns objetos que encontravam entre seus pertences.

No Brasil e outros países do ocidente as mulheres iniciam o aprendizado dos movimentos vaginais na fase adulta. Muitas mulheres procuram esta prática quando já apresentam danos físicos locais devido aos trabalhos de partos e outras atividades que podem promover lesões locais. Estes danos podem prejudicar a realização dos exercícios íntimos.

O que é Ginástica Íntima?

A Ginástica Íntima são os exercícios vaginais de contração e relaxamento com os músculos do assoalho pélvico. Ou seja, os movimentos vaginais que o Pompoarismo tradicional ensina para a realização das manobras sexuais, assim como os exercícios realizados pela Fisioterapia são denominados de Ginástica Íntima. O que mudará é o modo de sua realização.

A Fisioterapia Pélvica realiza a ginástica íntima como uma técnica de tratamento para atingir seus objetivos na melhora da saúde muscular local, mas estes exercícios são baseados em pesquisas científicas. Assim, há algumas diferenças na realização da Ginástica Íntima entre o Pompoarismo e a Fisioterapia.

Pesquisas internacionais relatem que em média 30 a 50% das mulheres terão dificuldades ou não conseguirão contrair e relaxar seus músculos íntimos, e isto pode dificultar a realização adequada do Pompoarismo e Ginástica Íntima. Por isso, ter orientação adequada faz grande diferença para a correta realização, com melhora da saúde íntima e do prazer.

A Ginástica Íntima quando realizada de modo correto pode atingir os seguintes objetivos:

1- Fortalecimento dos músculos vaginais,

2- Previne a incontinência urinária e queda de órgãos pélvicos (prolapsos),

3- Auxilia a gestante no parto e pós-parto (sem uso de acessórios com pesos),

4- Diminui os sintomas da TPM (cólicas menstruais) e Menopausa,

5- Regula os hormônios;

6- Aumenta a sensibilidade vaginal e na região do períneo;

7- Previne cirurgias locais;

8- Aumenta a autoestima e bem estar;

9- Contribui no desejo e orgasmo;

10- Melhora o relacionamento sexual e íntimo do casal;

11- Proporciona uma vida sexual mais criativa e prazerosa, entre outros benefícios.


Para observar os resultados da ginástica íntima é necessário alguns meses e frequência na realização dos exercícios.

Caso você apresenta dificuldade em contrair e relaxar seus músculos íntimos recomendamos uma avaliação com o Fisioterapeuta Pélvico, assim você terá maior conhecimento sobre sua musculatura íntima e terá maior sucesso com a Ginástica Íntima.


Fabiane Dell` Antônio - @fabianedell

Fisioterapeuta, Palestrante e Consultora da HotFlowers


* Mestrado em Ciências da Saúde Humana – UnC / SC

* Especialização em Neuropsicologia e Aprendizado – PUC / PR

* Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia – Inspirar / PR

* Especialização em Sexualidade Humana – USP / SP