OS CONES VAGINAIS CONTRIBUEM PARA A SAÚDE E PRAZER SEXUAL
Cones vaginais são pequenas cápsulas de formato anatômico, constituídas de materiais resistentes e pesados que ao serem inseridos no canal vaginal proporcionam o estímulo necessário para que a mulher contraia a musculatura do assoalho pélvico (região do períneo). O kit da HotFlowers é composto por cinco cones com pesos que variam entre 20g a 60g. A indicação depende de cada objetivo, mas de um modo geral não é necessário chegar até o cone de 60g, a não ser quando a finalidade seja a melhoria no desempenho sexual. Seu uso permite um treinamento com aumento de carga progressiva, exatamente como acontece na musculação de academia com pesos para o restante do corpo. Indicações de uso dos cones vaginais Os cones contribuem para o fortalecimento dos músculos íntimos (Músculos do Assoalho Pélvico), melhoram a propriocepção local (sensibilidade vaginal) e facilitam a percepção da contração e relaxamento vaginal. Além disso melhora a força muscular e autoconhecimento, todos favorecem a saúde e prazer sexual. Quando os músculos íntimos estão fortes haverá saúde local, com adequada sustentação dos órgãos pélvicos, continência urinária e fecal e melhora em todos os aspectos na vida sexual, como o desejo, lubrificação e orgasmo. Como usar os cones na vagina Primeiro é importante determinar a carga adequada para cada mulher de acordo com o estado muscular dela. Isso porque se for muito leve não irá fortalecer, e se for muito pesado irá lesionar os músculos. O teste deve iniciar com o mais leve e progredir com o subsequente no peso. O cone ideal é aquele que permanece na vagina enquanto a mulher contrai os músculos íntimos, e neste momento pode ser segurado por 3 a 10 segundos sem deslocamento ou queda. O cone está muito leve se a mulher, ao ficar em pé, não sentir peso nenhum, ou então se o cone ficar parado na vagina mesmo que ela não esteja contraindo-a, apertando-a. Assim como se ela consegue segurar o cone contraindo a vagina sem cair por mais de 10 segundos ele deve ser trocado pelo próximo, mais pesado. Para saber se o cone está muito pesado é quando a mulher não consegue segurá-lo na vagina por mais de 3 segundos, assim deve ser substituído pelo anterior que é mais leve. Lembrando, o teste é realizado em pé. Importante: recomenda-se realizar avaliação com um Fisioterapeuta especializado na região pélvica para diagnosticar a saúde muscular e determinar um programa domiciliar. O cone deve ser utilizado com um preservativo não lubrificado (comprado em qualquer farmácia). O uso de lubrificantes no cone aumenta o grau de dificuldade do treino porque facilita o seu deslizamento. Posição para sua colocação: Para a inserção do cone a mulher pode estar deitada com as pernas afastadas, ou em pé com um dos pés apoiados sobre uma cadeira. O cone deve ser inserido com a parte mais larga para cima (em direção ao colo uterino) e o cordão para baixo e fora do canal vaginal. O dedo médio pode servir de guia empurrando-o para cima. O cone deve ser posicionado profundamente até a metade da vagina, uns quatro dedos de profundidade. Se ele não estiver suficientemente fundo os MAP o empurrarão para baixo ao invés de para cima, tornando o exercício ineficaz. Após a inserção deve-se usar preferencialmente uma calcinha para evitar de o cone acidentalmente cair no chão. A partir de então deve ser realizada as séries de exercícios citados abaixo. Exercícios Estes devem iniciar na posição deitada e após dominar o exercício sem o cone cair passar para a posição em pé. Assim que dominar o exercício em pé, sem o cone cair, substitua o cone por outro mais pesado. 1- Após escolher o cone certo e inseri-lo corretamente no canal vaginal a mulher deve posicionar-se deitada com joelhos flexionados (inicialmente) e contrair a vagina com toda a força para reter o cone durante 5 segundos (reposicionando-o se ele cair) e então relaxar. Descansar por 5 segundos e contrair novamente por mais 5 segundos, assim sucessivamente até completar 10 vezes. Descanse 1 minuto e repita outra série com 10 contrações mantendo até 5 segundos. Total = 2 séries de 10 repetições = 20 vezes no dia. 2- O segundo exercício (deve ser realizado em seguida após o nº1, mas com um tempo de intervalo entre eles de 1 minuto) são as contrações e relaxamento sem segurar muito tempo, ou seja, contrai e relaxa devagar até 10 vezes. Descansar 2 minutos e repetir nova série de 10 repetições, totalizando 2 séries de 10 = 20 vezes no dia. Caso o cone cair continue com o mesmo peso até ele permanecer no local por dois dias de uso com os exercícios, após substitua por um mais pesado. Orientações gerais: 1- Usar camisinha sem lubrificação; 2- Usar em dias alternados, até 3 vezes na semana; 3- Tempo de uso inicialmente em 5 minutos, progredir até 30 minutos; 4- Não tranque a respiração enquanto usa os cones e faz as contrações; 5- A duração do treinamento pode durar até 3 meses, se realizado com assiduidade; Os músculos levam algum tempo para sua recuperação, por isso não devem ser realizados estes exercícios com exageros, mas respeitando o tempo de trabalho e repouso. Caso há necessidade de evolução após estes treinos com todos os pesos, ou houver dúvidas quanto as práticas, procure um fisioterapeuta especializado. Fabiane Dell` Antônio Fisioterapeuta, Palestrante e Consultora * Mestrado em Ciências da Saúde Humana – UnC / SC * Especialização em Neuropsicologia e Aprendizado – PUC / PR * Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia – CBES / PR * Especialização em Sexualidade Humana – USP / SP
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